Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos de Aprendizagem
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI02ET01)Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Explorar diferentes materiais, observando suas texturas.
Comparar diferentes materiais, explorando sensações táteis e visuais.
Tempo estimado: 5 aulas
Faixas etária:
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 e 5 anos e 11 meses).
Observação: adaptar a atividade para cada faixa etária.
Atividade 1
Manipulação de materiais diversosApresentar diversos materiais ( de textura lisa, macia, áspera) para a turma, deixando que as crianças manipulem esses materiais. Faça perguntas sobre suas texturas e deixem que explorem através das sensações táteis e visuais estes materiais.
Atividade 2
Caixa das sensações
Em outro momento coloque os objetos dentro da caixa das sensações para que as crianças possam sentir suas texturas e dizer se o material tem textura lisa, macia ou áspera).
Atividade 3
Trabalhando com areia colorida
O professor irá levar para sala de aula areia colorida de diversas cores. Corte quadros de papelão 20 cm por 20 cm, passe cola no papelão e peça aos alunos que colem a areia nos quadros de papelões. Faça um quadrado de cada cor. Deixe secar. No dia seguinte já pode usar.
Atividade 4
Trabalhando com novelos de lã
Leve para sala novelos de lã de diversas cores para que as crianças possam manipular e sentir sua textura. Logo após, proponha uma atividade de colagem com lã. Corte quadros de papelão 20 cm por 20 cm, deixe as crianças criarem com a lá uma imagem abstrata. Oriente as crianças cobrirem a maior parte da superfície do quadro. O objetivo é deixar a superfície do quadro coberto pela lã. Deixe secar. No outro dia já pode usar.
Atividade 5
Explorando as diferentes texturas
Para representar a textura lisa o professor poderá cortar quadros de EVA 20 cm por 20 cm (diversas cores) e colar no papelão. Feito isso, o professor irá expor os quadros de (areia colorida, o de lã e de EVA) com as diversas cores e texturas de forma que fiquem misturados em grande mural onde os alunos poderão manipular observando as texturas e as cores. O professor fará perguntas sobre as texturas para orientar a exploração dos pequenos. Este trabalho será feito com um aluno de cada vez para que a experiência seja bem aproveitada por cada um.
Materiais:
Areia colorida, lã, EVA, caixa de papelão, cola, materiais de diversos formatos e texturas para caixa de sensações.
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada
Fonte de Consulta:
Fonte da imagem caixa das sensações http://wwwaartedeensinarcom.blogspot.com/2011/09/orgaos-dos-sentidos.html?m=1 Super recomendo site! Muito boa atividade!
Fonte da imagem caixa das sensações http://wwwaartedeensinarcom.blogspot.com/2011/09/orgaos-dos-sentidos.html?m=1 Super recomendo site! Muito boa atividade!
Parabéns quanto ao registro e realização das atividades referentes ao trabalho bem elaborado conforme BNCC seguindo os campos de experiencias com crianças pequenas e crianças bem pequenas,
ResponderExcluirObrigada, muito animada com seu comentário!!! Feliz em poder compartilhar!!!
ExcluirAmei as atividades!
ResponderExcluirObrigada, amei seu comentário!!! Me deixou muito animada!!!
ExcluirAmei 💞
ResponderExcluirObrigada, amei seu comentário!!! Volte sempre!!!
ExcluirApaixonada pelos materiais oferecidos, obrigada.
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Seu comentário me enche de motivação!
Excluirsalvei em favoritos amei o trabalho obrigada por compartilhar. :)
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Seu comentário é muito motivador!!!!
ResponderExcluirBem completo parabéns.
ResponderExcluirObrigada! Me sentido motivada com seu comentário!!! Abraços!!!
Excluir