Números/ 1º Ano/ Ensino Fundamental
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Objeto de conhecimento
Contagem de rotina
Tema da aula:
Contagem de objetos indicando ordem
Objetivos da aula:
Identificar a partir de uma série e de um ponto de referência o primeiro, o último, o que vem antes e que vem depois.
Atividade 1 Quem vem antes e quem vem depois em uma fila
Formar fila com a metade da turma a partir de um ponto determinado. A outra metade responderá às perguntas do professor. Quem é o primeiro da fila? Quem é o último da fila? Quem vem antes de Paulinho? Quem vem depois de Rafael? Logo em seguida, inverterá os que responderam vão para fila e os que estavam na fila vão responder.
Atividade 2
Trabalhando a ordem a partir de um ponto de referência
Formar fileiras com todos os alunos. Os alunos sentados, a medida que o professor for falando as posições deverão levantar e assumir o seu lugar na fila. Exemplo: Carolina se coloque em primeiro na fila, Lucas se coloque em segundo na fila, Lia se coloque em terceiro e assim por diante até alcançar o numeral que o professor deseja trabalhar. Quando a fila estiver completa, o professor começa a trocar os alunos de posição o que estava em primeiro vai para último e assim vai fazendo o revesamento.
Atividade 3
Contando de objetos indicando a ordem
Formar fileiras de objetos a partir de um ponto pré-determinado, verbalizando o que vem primeiro e o que vem último, o que vem antes e o que vem depois. Os alunos colocarão objetos em fileira e vão dizer as ordens em que esses objetos se encontram. Exemplo: O caderno está em primeiro lugar, o lápis está em último lugar, o apontador está em terceiro, a borracha está em quarto lugar. Desta forma o professor vai pedido aos alunos que peguem os objetos que estão em fila sobre a mesa. Exemplo Carolina pegue o objeto que está em primeiro, Paulinho pegue o objeto que está em quarto lugar e assim por diante.
Atividade 4
Exercitando o aprendido
Recursos:
Objetos diversos, folha de exercícios
Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário