Tema: Animais selvagens e domésticos
Campos de Experiências da BNCC:Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento da BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea
Faixa etária
Faixa etária
Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades a cada faixa etária)
Objetivos específicos
Identificar os animais selvagens e domésticos fazendo a diferença entre eles.
Classificar os animais em domésticos e selvagens.
Realizar atividades que desenvolva percepção, a reação e a atenção através de brincadeiras relacionadas ao tema da aula.
Objetivos específicos
Identificar os animais selvagens e domésticos fazendo a diferença entre eles.
Classificar os animais em domésticos e selvagens.
Realizar atividades que desenvolva percepção, a reação e a atenção através de brincadeiras relacionadas ao tema da aula.
Fazer associações de ideias a partir de jogos de perguntas.
Utilizar escrita espontânea para escrever os nomes dos animais.
Utilizar escrita espontânea para escrever os nomes dos animais.
Atividade inicial
Roda de conversa
Os animais domésticos, os selvagens e seus lugares de vivências
Converse com as crianças sobre os animais domésticos e selvagens, fazendo correlação com os seus lugares de vivências. Discuta com as crianças sobre os lugares que esses animais vivem e suas necessidades. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem-estar do animal. Use imagens de bichos de verdade para que a experiência se aproxime mais do real possível.
Vídeo que mostra animais de verdade em seus habitats
Para assistir ao vídeo clique na imagem👇
Atividade 1
Quem sou eu?
Após a conversa, proponha a brincadeira: Que animal é esse? Faça a brincadeira sempre destacando se o animal é doméstico ou selvagem, ligando aos seus lugares de vivências. Vai dando pistas do animal até os alunos descobrirem qual é o animal e no final pergunte se ele é doméstico ou selvagem!
Tenho pescoço comprido, pernas longas, corpo cobertos de pelos, como folhas no alto das árvores. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GIRAFA
Vivo na água, como pequenos peixes, possuo nadadeiras, não tenho pelos, sou muito brincalhão. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GOLFINHO
Vivo em florestas, tenho o corpo cobertos de penas, possuo bico que facilita a pega de alimentos, posso voar e sou colorido. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem R: ARARA
Corpo coberto de pelos, posso viver em casas e quintais, sou carnívoros e faço au, au. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: CACHORRO
Tem o corpo cobertos de pelos, sua alimentação são vegetais como frutas, verduras e legumes, vivo em fazendas ou quintais, eu faz óinc, óinc. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: PORCO
Corpo coberto de pelos, podem viver em casas e quintais, são carnívoros, tem hábitos noturnos, e faço miau, miau. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GATO
Em seguida aplique a atividade abaixo para reforçar o aprendido
Atividade 2
Jogo de adivinhação
Cole a cartela em papel cartão, recorte as cartas. Para reforçar o jogo e facilitar a limpeza cole no contact.
Como jogar?
Colocar as cartas com a imagem para baixo. O jogador tira uma carta sem ver. Ele mostra para os outros jogadores qual ele tirou. Agora ele precisa descobrir qual animal tirou perguntando características para os colegas. Os colegas só podem responder sim ou não. Ex: é um animal doméstico? Tem pelos? É grande? É pequeno?
Formas alternativas de jogar para manter o distanciamento social em sala. O professor irá numerar as cartas. E um aluno por vez irá dizer o número da carta que quer tirar. O professor tira a carta que o aluno pediu sem que ele veja o animal. Esse aluno que pediu a carta deve ficar em lugar à frente da turma e virado para frente para que não veja a carta. O professor mostrará a carta para a turma, mas antes pede a turma para não dizer o nome do animal. O aluno que tirou a carta deve perguntar e a turma deverá responder com sim ou não. Se aula for remota, o professor poderá enviar o jogo para que o aluno jogue em casa com seus familiares e compartilhará a sua experiência no grupo da turma.
Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá identificar os lugares de vivências dos animais ligando aos seus habitats. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem-estar do animal.
Atividade 4Atividade para reforçar o conceito aprendido. Nesta atividade o aluno irá identificar e classificar os animais em domésticos e selvagens. Esta atividade, também, pode ser aplicada de formas alternativas entre elas, o professor poderá levar para sala de aula várias imagens de animais em seus habitats. O professor poderá dividir em um cartaz escrevendo os temas: animais domésticos de um lado e animais selvagens de outro. Mostrará as imagens a turma perguntado sobre os seus habitats e classificando-os. Em seguida, colará as imagens no cartaz.
Atividade 5
Atividade de escrita
Proponha aos alunos que escrevam os nomes dos animais domésticos e selvagens que eles mais gostaram nas atividades anteriores, utilizando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato de a criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido. Adaptar a atividade de acordo com o desenvolvimento da turma. O professor poderá pedir que desenhe o bicho e escreva a letra inicial do animal.
Materiais
Folhas contendo as atividades e o jogo do adivinha.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd
adorei vai me ajudar muito
ResponderExcluirObrigada, sua interação é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ExcluirQue maravilha! Amei!
ExcluirPARABÉNS PELO ÓTIMO TRABALHO. AMEI!!!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!
ExcluirExcelentes atividades.
ResponderExcluirObrigada, seu feedback é muito importante para mim! Muito bom ter você por aqui! Abraços!!!
ExcluirAmei as atividades irão me ajudar muitoooo. Obrigada!
ResponderExcluirmuito obrigada mim ajudou muito.
ResponderExcluirObrigada!!! Sua avaliação é muito importante para mim! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirTrabalho perfeito como sempre. Parabéns pela pessoa que és.
ResponderExcluirEssa aula foi boa que professoura lucine
ExcluirParabéns, gostei muito e me ajudou bastante !
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!!! Volte sempre!
Excluirparabéns, Plano de aula bem detalhado.
ResponderExcluirObrigada por sua contribuição!!! Amei seu comentário! Abraços!!!
ExcluirEu amei muito os planos. Obrigada!
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Volte sempre!
Excluirthanks for information
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho e por compartilhá-lo conosco! Ibrigada de coração ! 💌 !!!🤩😍🥰👏⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘
ResponderExcluirObrigada!!!! Valeu seu feedback! Feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirParabéns! Amei as atividades
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirOBRIGADA, PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
ExcluirMaravilhoso trabalho.
ResponderExcluirParabéns
Obrigada, seu feedback é muito importante para o nosso blog! Valeu!
ExcluirAdorei!!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Muito feliz com seu comentário! Volte sempre! Abraços!!!!
ExcluirAMEI !! Parabéns pelo seu trabalho .
ResponderExcluirParabéns 👏 obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Super feliz com seu comentário!!! Abraços!!!
ExcluirMaravilha de planos. Parabéns
ResponderExcluirObrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!
Excluirparabens. amei as atividades.
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Amei seu comentário!!! Abraços!!!
Excluir