Escolhendo o tema...
Primeiro passo: propomos aos alunos da
formação de professores do 3º ano da Escola Estadual Alcindo Guanabara de G./RJ
que fizessem uma reflexão do estágio nas escolas do ano anterior e que
anotassem as dificuldades encontradas e situações que chamaram a atenção
durante o período que estiveram ali como observadores daquela realidade.
Segundo passo: recolhemos o material produzido pelos alunos
e fizemos uma primeira análise. E uma segunda análise foi feita desta vez junto
com os alunos. Separamos os relatos semelhantes e analisamos quais destes
relatos poderiam gerar um tema de pesquisa. Assim chegamos ao consenso e
definimos um tema e o problema.
Terceiro passo: com o tema escolhido, através de uma
pesquisa exploratória, buscamos materiais escritos que nos dessem subsídios a
nossa pesquisa. Buscamos materiais a partir de pesquisa bibliográfica em
livros, sites, revistas afim de coletar dados que ampliasse nossa visão sobre o
tema.
Quarto passo: de posse de alguns dados começamos a delinear
o projeto de pesquisa. Como o projeto é de toda a turma dividimos as tarefas
entre os grupos formados previamente. Assim cada grupo ficou responsável por desenvolver
sua parte no projeto. Através de um sorteio dividimos as etapas do projeto
entre os grupos: introdução, objetivos, justificativa, revisão teórica (que já
estava pronta na pesquisa exploratória), metodologia e cronograma e montamos o
projeto.
Quinto passo: De posse do projeto de pesquisa demos início a
investigação, separamos o tema por assunto a ser estudado. Começamos a coletar
as informações na revisão bibliográfica e no campo de pesquisa que no nosso
caso foram as escolas de nossa comunidade. Fizemos observações sistemáticas e entrevistas
para coletar informações sobre tema.
Sexto passo: analisamos as informações coletadas e começamos
a escrever a nossa pesquisa. Dividimos novamente o trabalho, desta vez cada
grupo ficou com um capítulo da pesquisa. Na introdução relatamos como chegamos
ao tema e ao problema, escrevemos também a justificativa da pesquisa e o método
utilizado para coletar as informações, os objetivos gerais e os específicos. Informamos
também uma prévia de cada capítulo resumidamente. Nos outros capítulos relatamos
os conteúdos pesquisados por assunto. Na conclusão buscamos informar se as
nossas hipóteses se concretizaram e se conseguimos responder ao problema de
pesquisa.
O resultado deste trabalho está em:Pesquisa Científica em Ensino Médio Curso de Formação de Professores
Sugestão de curso: Faça seu TCC do zero
Nenhum comentário:
Postar um comentário