Por Thaíta Caldeira
Disciplina: Ciências Naturais e Língua Portuguesa
Tema da aula: Poluição Ambiental
Objetivos:
- Identificar as ações que
prejudicam o meio ambiente.
-Participar de atividades sobre a
importância da preservação da água
-
Escrever palavras relacionadas ao tema da aula.
- Produzir um texto sobre o tema “Lixo no
lixo”.
Conteúdos:
- Meio ambiente
- Produção de texto
Recursos:
-
Cartaz
- Folha A4
- Recipientes transparentes
- Copo
- Corante
- Água
- Folha xerocada
Desenvolvimento:
1º Momento: Colar no quadro um cartaz onde os alunos irão decorar o
desenho de um rio, um rio será decorado com peixes, algas, pedras e etc, outro
com lixo. Através de um diálogo da professora com os alunos, eles perceberão a diferença de um rio poluído e um não poluído,
e de como a poluição afeta a vida animal e humana. Refletir junto com eles qual
a importância do descarte adequado do lixo. Duração da atividade: 20 minutos.
2º Momento: Fazer a seguinte experiência com os alunos:
1.
Despeje um copo cheio de água no recipiente grande.
2. "Poluir" esta água, adicionando um pouco de corante alimentício.
3. Adicione água limpa, um copo de cada vez, até que a água pareça clara.
4. Discuta com os alunos quais são os resultados desta experiência. Ajude-o a fazer as ligações entre esta experiência e o mundo real.
2. "Poluir" esta água, adicionando um pouco de corante alimentício.
3. Adicione água limpa, um copo de cada vez, até que a água pareça clara.
4. Discuta com os alunos quais são os resultados desta experiência. Ajude-o a fazer as ligações entre esta experiência e o mundo real.
Serão feitas as seguintes
perguntas oralmente:
- Se alguém beber essa água,
também beberá a tinta?
- O que aconteceria se essa tinta
fosse venenosa ou perigosa?
- Beber água poluída faz mal?
Duração da atividade: 20 minutos
3º Momento: O (A) professoro
(a) ditará as palavras abaixo: duração da atividade: 20 minutos.
Poluição, Água, Desmatamento ,Planta, Lixo, Terra, Planeta, Árvore, Floresta, Vida
4º Momento: Distribuir folhas para os alunos produzirem um texto
baseado na aula com tema “Lixo no lixo”. Duração da atividade: 30 minutos
Avaliação: Será avaliado durante a aula o interesse, a participação
e o desempenho nas atividades propostas através de observação do professor(a).
Excelente material! Gostei muito! Parabéns
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirpertinente. gostei. ótimo
ResponderExcluir