Este plano pode ser trabalhado de forma remota (online)
Orientações:
Reservar espaços para maior liberdade de movimentos. Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos.
Tema da aula
Corpo e movimento
Campo de experiências
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI02CG03)
Explorar formas de
deslocamento no espaço
(pular, saltar, dançar),
combinando movimentos e
seguindo orientações.
Faixa etária: Crianças bem pequenas (1 ano
e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Objetivos da aula:
Saltar, pular e dançar seguindo orientações ao executar movimentos.
Explorar diferentes movimentos com o corpo.
Ouvir orientações e esperar a vez para executar o comando pedido.
Atividade 1
Atividade de experimentação
O professor poderá usar um apito, ou música, ou um tambor para chamar atenção para o movimento que será executado! Em roda e em pé, o professor explicará que os alunos deverão andar em sentido horário quando ouvir o som do apto e parar quando ouvir o som novamente. Fazer o movimento em sentido ante horário e parar quando ouvir o som novamente. Sempre usando o som como comando. Repetir o movimento sem parar. Ao som do apto fazer o movimento horário e quando ouvir o apto novamente mudar o sentido para o ante horário.
Atividade 2
Dance conforme a música
Colocar um pot-pourri (executar várias músicas em uma única faixa) de várias músicas escolhida pelo professor com batidas diferentes lentas, rápidas, de diferentes estilos. Num primeiro momento as crianças deveram dançar livremente de acordo com o ritmo da música. Em seguida, será explicado que o professor fará o movimento e todos terão que imitar. Depois disso, o professor chamará um aluno e pedir que ele faça o movimento e todos terão que imitar. E assim, poderá ser feito com cada criança.
Atividade 3
O mestre mandou
O professor começará como mestre. A criança que não errar nada se torna o novo mestre.
Participantes devem seguir exatamente a ação que o "mestre" mandar;
Só são válidos os comandos que começam com a frase "O mestre mandou...";
Quem errar sai da brincadeira e fica sentado até a próxima partida.
"O mestre mandou.... Pular de um pé só!"
"O mestre mandou... Colocar a mão na cabeça!"
"O mestre mandou... Colocar a mão no chão”
"O mestre mandou... Pular com os dois pés?”
"O mestre mandou... imitar macaco”
“O mestre mandou... Pular igual sapo.”
“O mestre mandou... Colocar um pé na frente do outro.”
Atividade 4
Saltar sobre os objetos
Objetos (objetos que não causem perigo) variados que tem em casa ou na sala de aula. Coloque duas fileiras de objetos com espaços entre si, para que a criança possa saltar entre um objeto e outro. Um competidor vai saltar em cada fileira, enquanto os outros esperam a sua vez. Ao comando do professor os competidores começam a saltar depois que responderem as perguntas do professor. Exemplo: a primeira letra do seu nome, a última letra, sua idade, etc. e outras perguntas que o professor venha elaborar de acordo com o conteúdo pretendido. Quem não conseguir responder sai da brincadeira e fica esperando outra rodada.
<a href='https://br.freepik.com/vetores/esporte'>Esporte vetor criado por brgfx - br.freepik.com</a>
Objetos diversos, música e apito.
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais
diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades
e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades
realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.
Fonte de consulta:
mto bom me ajudou muito
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência!!! Abraços!!!
ExcluirGostei
ResponderExcluirObrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Me sentido motivada!!! Abraços!!!
ExcluirAmei a dica!
ResponderExcluirObrigadaaaa!!! Feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você aqui!!!
Excluir