Lembrando que este relatório é só um modelo, cada instituição escolar estrutura o seu relatório de acordo com suas necessidades e preferências.
Poderá gosta também: Relatório individual aulas remotas na alfabetização
Modelo para salvar no final da página!
Sugestões para relatório geral da turma na Alfabetização das aulas remotas de acordo com BNCC
Em razão das atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar decorrente do espalhamento da COVID 19 no Brasil e no mundo, houve a necessidade de reorganização dos calendários escolares e adoção de ações pedagógicas não presenciais estabelecidas pelos governos estaduais e municipais que definem os princípios mínimos de oferta de Educação Básica definidos pela Medida Provisória nº 934/2020, convertida na Lei Federal n° 14040/2020. Desta forma faz se necessário a avaliação da turma em relação às aulas síncronas, assíncronas: atividades realizadas por meio de plataforma, grupos de WHATSAPP e material impresso (APOSTILAS).
A instituição escolar criou diferentes materiais para atender a todos igualmente. Foram oferecidos diferentes formas de participação para o cumprimento da carga horária mínima de aulas. Os alunos foram avaliados pelos seguintes canais. Atividades Realizadas presencialmente – Início do Ano Letivo; Participação nas Aulas Síncronas ou Assíncronas; Atividades da Plataforma digital; Material Impresso.
As avaliações das aulas assíncronas foram feitas com a participação dos responsáveis e em conjunto com o professor da turma. Quando as aulas aplicadas são gravadas e os exercícios feitos são enviados de modo assíncrono. Avaliação da turma se deu através das feituras das atividades e devolutivas das mesmas. As avaliações das aulas síncronas foram feita através da observação do desempenho do aluno nos exercícios e nas interações das aulas remotas sincrônicas (plataformas digitais/ ao vivo) pelo professor. Além das feituras das atividades e devolutivas das mesmas.
Durante o período foram trabalhados nesta turma de alfabetização conteúdos alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo a preocupação de desenvolver as aprendizagens essenciais que compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento progressivo nos seguintes componentes curriculares.
Em Arte foram trabalhadas as seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Articulando saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos que envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte.
Em matemática foram trabalhados os seguintes conceitos: Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente. Reconhecimento de números no contexto diário. Quantificação de elementos, Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100). Reta numérica. Construção de fatos básicos da adição. Composição e decomposição de números naturais. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar). Organizar e ordenar objetos. Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás. Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico. ) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo). Medidas de comprimento, massa e capacidade. Medidas de tempo. Sistema monetário brasileiro. Probabilidades e estatísticas: noção de acaso, Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples. realizar pesquisas e registro pessoal.
Em Ciências foram desenvolvidas as seguintes capacidades: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, Corpo humano: Identificar as partes do corpo e suas funções. Reconhecer a importância dos hábitos de higiene. Respeito à diversidade e as características de cada pessoa. Escalas de tempo: manhã, tarde e noite. dias, semanas, meses e anos.
Em Geografia foram desenvolvidos os seguintes conceitos: O modo de vida das crianças em diferentes lugares e situações de convívio em diferentes lugares. Ciclos naturais e a vida cotidiana. Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia. Representação do pensamento espacial: pontos de referências. Condições de vida nos lugares de vivência: natureza, ambiente e qualidade de vida.
Em História foram desenvolvidos os seguintes aspectos: As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro). As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade. A escola e a diversidade do grupo social envolvido. A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial. A vida em família: diferentes configurações e vínculos. A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.
Em Ensino Religioso foram desenvolvidas as seguintes habilidades: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós. ) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam. Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um. Valorizar a diversidade de formas de vida. Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
Em Educação Física foram trabalhadas as brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional. Esportes de marca Esportes de precisão. Ginástica geral. Danças do contexto comunitário e regional.
Modelo de relatório geral da turma das aulas remotas na alfabetização
Nenhum comentário:
Postar um comentário