sábado, 12 de março de 2022

Atividades e Plano de Aula Semana do Dia da Escola alinhado à BNCC


Veja mais planos 👇

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental

Práticas de Linguagem
Escrita 

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular BNCC

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Ensino religioso/ 1º ano
(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

Geografia /1º ano
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

Objetos de conhecimento:
Escuta atenta
O eu, o outro e o nós
Relato oral/Registro formal e informal
Correspondência fonema-grafema
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

Tema da aula
Dia da escola 

Objetivos específicos
Identificar os funcionários da escola e suas funções. 
Pesquisar sobre os ambientes da escola e suas funções. 
Ouvir atentamente a leitura de poemas.
Reconhecer a importância da escola na vida das pessoas.
Escrever nomes próprios associando as suas identidades.

💓Um lindo poema para trabalhar na semana do Dia da Escola. O Dia da Escola é comemorado no dia 15 de março. O objetivo é fazer uma homenagem a instituição escolar e a quem trabalha e estuda nela. É importante  ressaltar que a escola deve ser um ambiente vivo e acolhedor para todos! Todas as atividades poderão ser adaptadas para usar no quadro, no caderno, na folha branca. 💚As folhinhas são apenas sugestões.💟 Aproveite as ideias e  dê asas a sua imaginação. Bom trabalho! ✅ Poderá gostar também de👉 Plano dia da escola para educação infantil


👉Todos os direitos autorais reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.

👉Veja o Poema em vídeo clicando na imagem👇 



Atividade 1 
Leitura do poema pelo professor e interpretação oral. Depois da leitura do poema " O QUE TEM NA ESCOLA o aluno irá ilustrar  a parte que mais gostou. 



Atividade 2
Fazer um acróstico usando a palavra escola. O professor pode incentivar os alunos a escreverem palavras que aparecem no poema como: confiança, solidariedade ou outras palavras que imaginação mandar. Acróstico é uma composição escrita para formar palavras ou frases a partir das letras de uma palavra.

Atividade 3 
A partir das imagens e da letra  inicial o aluno escreverá nomes das atividades que ele faz na escola. Respostas: LER, ESCREVER, BRINCAR e DESENHAR.   

Atividade 4 
Nesta atividade os alunos escreverão 3 qualidades de sua escola no cartaz abaixo. Depois de todos prontos o professor poderá montar um mural e compartilhar com toda escola. 


Atividade 5
Os alunos vão recortar as formas geométricas e construir a imagem de uma escola colando  em um papel branco e poderá  completar a  paisagem com desenhos.




Atividade 6
Para fazer esta atividade a turma deve explorar os lugares da escola com intuito de conhecer cada local e seus funcionamentos. Os alunos poderão acrescentar outros locais que não tiver na folha abaixo. 


Atividade 7
Para esta atividade a turma deve fazer uma pesquisa para conhecer cada funcionário da escola, suas funções, assim como seus nomes. Os alunos poderão acrescentar outras funções que não tiver na folha abaixo. 


Atividade 8
Voltando ao poema "O QUE TEM NA ESCOLA" o professor irá conversar com a turma sobre as pessoas que trabalham na escola comentando sobre suas funções e como elas são importantes para o funcionamento da escola. Depois da pesquisa cada aluno irá escolher um funcionário para  presenteá-lo 


Atividade 9 
💛Atividade especial para presentear uma professora ou um professor 
O professor deverá voltar ao poema "O QUE TEM NA ESCOLA" e conversar com os alunos sobre a importância da profissão de professor e propor à turma que pesquisem a quantidade de professores que tem na escola e  seus nomes. E em seguida cada aluno deverá escolher um professor para presentear o seu cartão.


Materiais
Folhas de atividades, poema 
"O QUE TEM NA ESCOLA",  tesoura, lápis preto e lápis de cor.

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Amei seu comentário!!! Muito bom ter você aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  2. parabens,seu blog serve de espiracao.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pesquiso muitas coisas em seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seu comentário me motiva muito!!! Muito bom ter você por aqui!!! Abraços!!!!

      Excluir
  4. Adoro pesquisar no seu blog. obrigada por compartilhar conosco tantas coisas boas 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, muito bom ter você por aqui!!! Valeu! Abraços!

      Excluir