A importância de se ensinar usando histórias
💜Veja indicação de histórias para cada tema alinhado à BNCC 👇
Além disso, as histórias infantis, muitas vezes, transmitem mensagens importantes sobre valores, ética e comportamento, ajudando as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais. As histórias também podem ser usadas para abordar tópicos difíceis ou complexos de forma acessível e compreensível para as crianças.
As histórias também são eficazes para desenvolver a linguagem e a alfabetização. Elas expõem as crianças a uma ampla variedade de vocabulário e estruturas gramaticais, ajudando a expandir seu repertório linguístico. Além disso, as histórias incentivam a criatividade e a imaginação, estimulando as habilidades cognitivas das crianças.
Em resumo, ensinar usando histórias infantis é uma abordagem eficaz e envolvente que beneficia o desenvolvimento global das crianças, tanto acadêmica quanto emocionalmente.
História para ensinar sobre a conscientização e preservação do meio ambiente.
Educação Infantil
Campo de Experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
História para ensinar as formas geométricas
Educação Infantil
Campo de Experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
👉Plano de aula com essa história
Educação Infantil
A batalha das cores (Autora Cláudia Corrêa)
Este livro conta a história de três cores que moravam no reino das cores e que um dia resolveram fazer uma disputa para saber com que cor iriam pintar todas as coisas. Vamos descobrir quem vai ganhar a batalha das cores?
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
O mundo sem cor (Autora Cláudia Corrêa)
Este livro conta a história de Mara, uma menina que viveu uma aventura inusitada quando avistou uma borboleta colorida em seu quintal. O mistério que envolve a borboleta leva Mara a embarcar nesta aventura que tem um final surpreendente. A história fala da importância de se preservar o verde do nosso planeta. 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇
História para trabalhar as junções das vogais
Ensino Fundamental : 1º Ano Língua Portuguesa
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
Brincadeiras no campo! (Autora Cláudia Corrêa) Todos os direitos autorias reservado ao autor da obra de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal.
- Oi Suzana!
- Tudo Bem com você?
- Tudo bem sim, Mara!
- A onde você está indo com tanta pressa?
Atividade para ensinar números registrando suas quantidades!
Ensino Fundamental : 1º Ano Língua Portuguesa
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
A lista da Dona Girafa (Autora Cláudia Corrêa)
Os amigos Suzana, Mara, Paulinho e Pedro moravam no campo e gostavam de brincar juntos depois da escola. Suzana disse a sua mãe que iria brincar com seus amigos e foi ao encontro deles. Suzana avistou Mara no caminho para a casa de Pedro e disse:
- Oi Mara!
- Oi Suzana!
- Tudo Bem com você?
- Tudo bem sim, Mara!
- A onde você está indo com tanta pressa?
- Eu? Ah! Estou indo a casa de Pedro! Vou convidá-lo para irmos à casa de Paulinho.
- Posso ir com você? Perguntou Mara?
- Claro, Mara!
Ao chegarem a casa de Pedro. Mara gritou!
- Pedro, Pedro! Ei, Pedro!
- Oi! Estou aqui!
- Vamos à casa de Paulinho! Gritou Mara!
- Vamos sim!
E, lá foram os três amigos a casa de Paulinho! Chegando lá! O cachorro começou a latir!
Au, au, au!
E a mãe de Paulinho apareceu no portão!
- Oi, crianças!
- O Paulino está aí? Perguntou, Pedro.
- Sim, Paulinho está lá no pasto com o cavalo!
- Podemos ir lá? Perguntou Mara.
- Sim! Podem ir!
Ao chegarem no pasto, Paulinho estava montado no cavalo.
- Ei! Chamou Pedro.
Quando Paulinho avistou os amigos ele gritou para o cavalo:
- Eia, cavalinho! Eia!
Então ele parou o cavalo e desceu para falar com seus amigos, mas assim que colocou os pés no chão, tropeçou em uma pedra e caiu!
Ai! Machuquei o meu pé! Disse Paulinho.
Todos correram para ver o que tinha acontecido!
E Paulinho disse não é nada, já vai passar!
E aí? Vocês Querem andar a cavalo também? Perguntou, Paulinho?
Sim, todos gritaram em coro!
E naquela tarde foi uma diversão! Os amigos andaram a cavalo, brincaram e correram juntos!
- Posso ir com você? Perguntou Mara?
- Claro, Mara!
Ao chegarem a casa de Pedro. Mara gritou!
- Pedro, Pedro! Ei, Pedro!
- Oi! Estou aqui!
- Vamos à casa de Paulinho! Gritou Mara!
- Vamos sim!
E, lá foram os três amigos a casa de Paulinho! Chegando lá! O cachorro começou a latir!
Au, au, au!
E a mãe de Paulinho apareceu no portão!
- Oi, crianças!
- O Paulino está aí? Perguntou, Pedro.
- Sim, Paulinho está lá no pasto com o cavalo!
- Podemos ir lá? Perguntou Mara.
- Sim! Podem ir!
Ao chegarem no pasto, Paulinho estava montado no cavalo.
- Ei! Chamou Pedro.
Quando Paulinho avistou os amigos ele gritou para o cavalo:
- Eia, cavalinho! Eia!
Então ele parou o cavalo e desceu para falar com seus amigos, mas assim que colocou os pés no chão, tropeçou em uma pedra e caiu!
Ai! Machuquei o meu pé! Disse Paulinho.
Todos correram para ver o que tinha acontecido!
E Paulinho disse não é nada, já vai passar!
E aí? Vocês Querem andar a cavalo também? Perguntou, Paulinho?
Sim, todos gritaram em coro!
E naquela tarde foi uma diversão! Os amigos andaram a cavalo, brincaram e correram juntos!
Atividade para ensinar números registrando suas quantidades!
Ensino Fundamental : 1º Ano Língua Portuguesa
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
A lista da Dona Girafa (Autora Cláudia Corrêa)
Este livro conta a história da Dona Girafa, muito esperta e organizada, ela preparou uma linda festa
para seus convidados. Para esta tarefa
utilizou os numerais para escrever a lista
dos bichos que ela convidaria. Uma ótima história para ensinar e aprender números e quantidades de forma divertida! 👉Para adquirir o livro clique na imagem!👇
História para ensinar as formas geométricas
Educação Infantil
Campo de Experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
História das formas geométricas (Autora Cláudia Corrêa)
Para adquirir o livro clique na imagem👇
Este livro conta a história das formas geométricas quadrado, triângulo, retângulo e círculo que vivia no pais das formas geométricas. Um dia enquanto estavam brincando tiveram uma grande ideia para transformar tudo a sua volta!
👉Plano de aula com essa história
Educação Infantil
Campo de Experiências da BNCC:
Traços, sons, cores e formas
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Ensino Fundamental/ Arte 1º ao 5º
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
Traços, sons, cores e formas
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Ensino Fundamental/ Arte 1º ao 5º
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
Para adquirir o livro clique na imagem👇
Nenhum comentário:
Postar um comentário